quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Aberto o cadastro e recadastro do passe do estudante 2025 em Dourados

 A Viação Dourados abriu o período de cadastro e recadastro para o passe do estudante no ano de 2025.

O Recadastro para os estudantes que utilizaram o cartão durante o ano de 2024 deve ser totalmente online através do aplicativo SIGO, sendo necessário enviar o atestado de matrícula, rg do aluno e comprovante de residência.

Para os estudantes do ensino fundamental gratuito e para os novos estuantes, será necessário comparecer na Central do Vale Transporte, localizado na rodoviária, de segunda a sexta das 07hs às 11hs e das 13hs as 17hs.

Para o cadastro de novos alunos e recadastro dos alunos que utilizam o passe gratuito será necessário o atestado de matrícula, cópia da certidão de nascimento ou rg, cópia do comprovante de residência e em caso do aluno for menor de idade, a cópia do rg do responsável.

A Viação Dourados disponibilizou um número no whats para tirar qualquer dúvida referente ao passe do estudante, disponível no link https://wa.me/5567981630459

Aberto o cadastro e recadastro para o passe do estudante no transporte coletivo de Ponta Porã

 Para os alunos das redes pública e privada de ensino de Ponta Porã, a Medianeira Ponta Porã disponibiliza o cartão do estudante ao qual o usuário paga meia tarifa.

O cartão deve ser utilizado durante o período letivo, sendo proibido o desvio de sua finalidade.

Para realizar o cadastro para receber o cartão do estudante, é necessário comparecer na Central de Vale Transporte com os seguintes documentos:

  • -Atestado de matrícula atual (original) com turno especificado;
  • -Cópia do comprovante de residência;
  • -Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do aluno;
  • -01 foto 3X4 atual, colorido e com fundo branco, de acordo com as normas da carteira de identidade;
  • -Se  tiver cartão do estudante, levar para ser renovado;
  • -Preenchimento da ficha de cadastro, que pode ser baixada do Site da Medianeira ou retirada na Central de Vale Transporte.

Para a aquisição do primeiro cartão, será cobrado uma taxa no valor de R$ 20,00 que será convertido em créditos para usar. Para retirar o cartão, será necessário que o estudante ou responsável apresente o protocolo de inscrição junto com um documento pessoal.

A Central do Vale Transporte funciona de segunda a sexta das 8h às 13h e das 14h30 às 17:30. No sábado funciona das 8h às 12h.

Em caso de danos, perda ou roubo do cartão do estudante, é necessário solicitar o bloqueio do cartão e a aquisição da segunda via, com custo de R$ 20,00. O bloqueio poderá ser efetivado até 48 horas após a solicitação e os créditos são transferidos para a segunda via do cartão.

Os cartões que não houverem uso por um período de 30 dias ou mais serão bloqueados. Para voltar a utilizar o cartão no sistema, é necessário solicitar o desbloqueio do cartão.

Os cartões dos estudantes são bloqueados no período de férias escolares.

Formulários para entrega

Observação: Os alunos do IFMS não necessitarão fazer o recadastro em 2025. Os cartões foram liberados para uso em 13 de Janeiro de 2025, conforme o calendário acadêmico e Oficio enviado à empresa.

terça-feira, 7 de janeiro de 2025

O que esperar da nova empresa de ônibus de Três Lagoas? Padrão de pintura aparece no primeiro ônibus que irá compor a frota da empresa.

 Em Novembro foi publicado uma postagem aqui no blog que a Viação Cidade Corumbá, com sede em Corumbá - MS havia vencido a licitação para operar o transporte coletivo de Três Lagoas - MS pelo prazo de 15 anos.

A empresa vencedora teria um prazo de 90 dias para iniciar a operação do transporte coletivo da cidade, o que levou a todos pensar como seria a frota da empresa, já que o prazo para adquirir uma frota totalmente 0km é curto demais.

Eis que no site Ônibus Brasil surgiu o primeiro carro que irá compor a frota da empresa apelidada de Viação Cidade Três Lagoas. O carro é um Caio Apache VIP 5, ex Viação Nossa Senhora da Graças, operando o transporte coletivo do Rio de Janeiro.

As imagens mostram o carro sendo pintado nas cores cinza, preto e amarelo, com a abreviação da Viação Cidade Três Lagoas (VC3) e 3 ondas na cor amarela, simbolizando as Três Lagoas.

Na imagem traseira do veículo já é possível ver a logo da Administração 2020/2024 da Prefeitura de Três Lagoas, junto com o prefixo 3001. Na imagem da lateral, o veículo ainda está passando pelo processo de pintura, sendo possível ver apenas o padrão adotado.

As fotos são de Victor Oliveira e estão disponíveis no Ônibus Brasil

sábado, 4 de janeiro de 2025

É hora da linha 079 voltar

Foto: Pedro Arthur Verão - Ônibus Brasil
 Conforme foi informado em postagens anteriores, devido a operação de Natal e ano novo, período que há uma redução na demanda do transporte coletivo urbano de Campo Grande, a linha 079 que atende os terminais Bandeirantes ao Hércules Maymone nos horários de pico, deixou de operar desde 26/12/2024. De acordo com a informação, a operação da linha estaria suspensa até o dia 05/01/2025, retornando no dia 06/01/2025.

A partir dessa segunda, os usuários já podem planejar seus deslocamentos incluindo a linha 079. Lembrando que no Terminal Bandeirantes, os usuários tem como opção para o Hércules Maymone as linhas 070 e 076. No terminal Morenão, os usuários tem como opção para o terminal Hércules Maymone as linhas 070, 072, 075 e 076.

Será que Campo Grande conseguiu mostrar para o Brasil que o ônibus movido a gás é melhor que o ônibus elétrico?

Nos últimos 4 anos estamos acompanhando no transporte público a entrada de novas matrizes energéticas, e uma que vem se popularizando pelo Brasil é a matriz elétrica, possibilitando reduzir por completo a emissão de CO2 dos veículos. Ao contrário de outras capitais do Brasil, Campo Grande testou um veículo movido a gás natural veicular (GNV) com o objetivo de modificar a matriz energética do sistema futuramente.
O veículo já passou por teste em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e antes de chegar na capital Sul-Mato-Grossense, estava sendo testado em Recife.


Mas o que fez a Campo Grande testar esse veículo diferente das outras capitais que estão investindo na eletrificação de sua frota?


Em entrevista concedida ao MS1 no dia 02/01/2025, a prefeita Adriane Lopes pontuou que vem conversando com o Governador a possibilidade de uma parceria com a MSGás para a introdução da nova matriz energética no sistema. Essa parceria, teria o objetivo de baratear o combustível utilizado nesses veículos, de forma que compensaria realizar a sua compra e estruturar as garagens para receber o GNV.




De acordo com as conversas de bastidores, os resultados dos testes com os veículos não agradaram, sendo necessário sair de operação para realizar o reabastecimento. O prazo inicial de 60 dias de testes nem foi cumprido, com o veículo sendo transferido para testes no Rio de Janeiro, além do teste ser realizado apenas na linha 082, diferente do que foi informado quando o veículo chegou para iniciar os testes, de que ele passaria por várias linhas para verificar os vários cenários.

Vamos acompanhar durante o decorrer desse ano se a nova matriz energética será utilizada no sistema, se Campo Grande também irá recorrer a eletrificação da frota ou se a renovação da frota será realizada somente com veículos a diesel.
 

Lembrando que a última renovação da frota do transporte coletivo de Campo Grande foi realizada em 2023, quando 71 veículos novos chegaram para substituir os veículos mais antigos. Campo Grande hoje possui vários veículos com idade superior a 10 anos e a idade média passando dos 6 anos.